Sign In Forgot Password

OAT

Durante mais de 30 anos, a Comunidade Shalom manteve o projeto OAT, uma organização que promoveu o desenvolvimento e a inserção social de pessoas com deficiência intelectual a partir dos 14 anos.

 

A OAT começou em 1953, quando o HIAS - Hebrew Immigration Association Service, fundou a instituição, criando um serviço de atendimento e adaptação para judeus imigrantes. Em 1956, a Liga Feminina Israelita do Brasil assumiu este serviço e passou a atender pessoas com deficiência intelectual e física de toda a cidade, visando integrá-los à sociedade. Surgiu, assim, a primeira Oficina Abrigada do Brasil. Em 1973, reconhecendo o trabalho da oficina, a ONU destinou uma verba para a aquisição de sua própria sede. A Comunidade Shalom assumiu a direção da OAT em 1987 e desde então o trabalho foi aprimorado a cada ano, sempre liderado por membros voluntários da comunidade. Em 2002, a OAT recebeu o Prêmio Bem Eficiente, outorgado às entidades beneficentes mais bem administradas do país.

 

Em 2019 o ciclo da OAT se encerrou, numa triste mas necessária decisão que visa preservar a qualidade do trabalho realizado e atendimento oferecido. As histórias de transformação nas vidas dos atendidos, suas famílias, seus amigos, os colegas de trabalho e de convivência são relatadas em cartas, depoimentos e relatos compartilhados com a equipe de profissionais e voluntários da OAT, assim como da Shalom. Estas histórias de superação e sucesso são a certeza de que valeu a pena.

 

A OAT foi referência no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual reduzindo os impactos de sua exclusão social. Além de ter sido uma opção responsável no sentido de promover um mundo igualitário em oportunidades para pessoas diferentes. A Comunidade Shalom tem orgulho de todos os profissionais e voluntários que fizeram essa história.

 

Para conhecer um pouco mais, veja o vídeo institucional produzido em 2017.

 

Sat, 27 April 2024 19 Nisan 5784