Sign In Forgot Password

O QUE SIGNIFICA PERTENCER AO MOVIMENTO MASORTI?

A Comunidade Shalom e os seus rabinos seguem a linha Masorti ou Conservativa, que acredita num judaísmo pluralista, igualitário e inclusivo.

O judaísmo conservador (ou conservativo), também conhecido como Judaísmo Masorti, é uma denominação moderna do judaísmo que surgiu nos Estados Unidos, no início do séc. XX. O judaísmo conservador se caracteriza por:

• Um comprometimento com as leis e costumes judaicos tradicionais

• Um ensinamento deliberadamente não fundamentalista dos princípios judaicos de fé

• Uma atitude positiva frente à cultura moderna

• Uma integração dos métodos rabínicos tradicionais de estudo e com o método científico moderno

Surgido ao final do século XIX o Movimento Conservador ficou conhecido como a denominação “do meio” no Judaísmo americano do século XX. Ou seja, um meio termo entre a “esquerda” religiosa representada pelo Movimento Reformista e a “direita” representada pela Ortodoxia.

Por ser um movimento que se acha no centro, temos semelhanças e diferenças com cada um dos outros movimentos.

Somos igualitários - Nas nossas rezas as mulheres e os homens se sentam juntos. As mulheres podem estudar e ser rabinas nas nossas instituições. As mulheres têm os mesmos direitos e obrigações que os homens. As mulheres contam para o Minian (quorum mínimo de 10 pessoas necessário para algumas das rezas na tradição judaica). As mulheres podem usar: Kipá, Talit e Tefilim, assim como liderar as rezas.

Halachá - O compromisso da Shalom com a Lei Judaica, a Halachá, é responsável e flexível, incentivando o cumprimento das mitzvot, sem coerção religiosa ou dogmatismos. O marco normativo é o Comitê de Lei da Rabbinnical Assembly.

Pluralismo - Entendemos que o pluralismo é um valor essencial do judaísmo. Celebramos a diversidade dentro de nossas tradição judaica.

Medinat Israel - O Movimento Masorti é sionista, defende a existência do Estado de Israel e entendemos que as vivências na Terra de Israel são marcantes na nossa formação humana.

O movimento Masorti é um movimento mundial, com mais de 1000 rabinos ao redor do mundo, 100 dos quais são egressos do Seminário Rabínico Latino-americano, na cidade de Buenos Aires, Argentina. O movimento tem sinagogas em diversas cidades do mundo.

 

Consulte os sites abaixo:

https://masortiolami.org

https://uscj.org

https://www.rabbinicalassembly.org

https://www.seminariorabinico.org

Sat, 20 April 2024 12 Nisan 5784