Sign In Forgot Password

Ben Gurion e Pessach

Esta semana comemoramos Pessach, a festa da liberdade. Uma narrativa original de David Ben Gurion, escrita em seu diário, nos ajuda a compreender o seu significado e sua extraordinária magnitude.

Ben Gurion conta que em 1954, como primeiro-ministro, viajou para os USA para reunir-se com o Presidente Eisenhower e solicitar apoio e assistência em momentos difíceis para o jovem Estado de Israel.

Em uma de suas reuniões com o então secretário de Estado, John Foster Dulles, este o enfrentou com um elevado grau de arrogância e perguntou: "Diga-me, Senhor Primeiro-Ministro, a quem você e seu Estado realmente representam? Por acaso os judeus da Polonia, Iêmen, Romênia, Marrocos, Iraque, a União Soviética e o Brasil são a mesma coisa? Depois de 2.000 anos de diáspora é possível falar de um único povo judeu, de uma única cultura, tradição ou costume judaico?”.

Ben Gurion disse: "Veja, Sr. Secretário. Há 200 anos, o navio Mayflower partiu da Inglaterra levando a bordo os primeiros colonos que se estabeleceram no que é hoje esta grande potência democrática, os Estados Unidos da América. Peço-lhe para ir até a rua e perguntar a dez crianças americanas o seguinte: Qual era o nome do capitão do navio, quanto tempo durou a viagem, o que a tripulação comeu durante a viagem, e como se comportou o mar durante a viagem marítima? Provavelmente não vai obter respostas coincidentes.

Mas peço que atente para o seguinte. Há mais de 3.000 anos os judeus saíram do Egito. Gostaria então que, em algumas de suas viagens ao redor do mundo, tente encontrar-se com dez crianças judias em diferentes países, fazendo-lhes perguntas sobre o nome do capitão daquela travessia, quanto tempo durou a viagem, o que comeram durante esta viagem e como se comportou o mar. Quando você tiver as respostas, e se surpreender com elas, tente se lembrar e reavaliar a questão que acabou de me fazer."

Espero que neste ano 5783 - 2023 aproveitemos o nosso Seder para continuar alimentando a nossa alma e o nosso corpo para que a liberdade que é um dos dons mais preciosos do ser humano, não se torne algo óbvio, assim temos que ganhar novamente a liberdade em todas as gerações.

O processo de libertação começou a saída do Egito e continua com cada um de nós, já que nossos antepassados saíram de Mitzraim e nós, através de nosso Seder vamos tentar tirar o que ainda tem de Mitzraim dentro de nós.

Pessach Kasher Ve Sameach
Rabino Adrián Gottfried

Tue, 16 April 2024 8 Nisan 5784