I need human help to enter verification code (office hours only)

Sign In Forgot Password

O que é ser Povo do Livro

06/01/2022 10:40:00 AM

Jan6

Somos o Povo do Livro. Mas, o que isso quer dizer?

Seria muito simples pensar que somos o povo do livro somente por conta da Torá, ou até talvez por conta do Tanach completo. Se pensarmos só nesses livros, histórias ou ensinamentos, estaremos muito longe da totalidade do que compõe a nossa biblioteca judaica. Chamamos de Biblioteca quando temos um volume grande de livros, quando temos variedade de períodos, de estilos, de autores, de opiniões e formatos.

Verdade seja dita que o Tanach é composto de tudo isso. Temos poesia, prosa, da criação do mundo até a destruição do Templo. Mas nós estamos no século XXI, seria uma biblioteca bem insignificante se tivesse parado 2000 atrás.

Elie Wisel disse que “Não se lembra de uma casa judia sem um livro sobre a mesa”, independente do tema, os judeus sempre estiveram apegados aos seus livros, tem gente que diz que ter um livro de mais de um século em casa seria até mesmo uma Mitzvá.

É por isso que podemos afirmar que a Biblioteca Judaica é algo que continua viva, não é simplesmente um acervo. Depois do Tanach, a necessidade de continuar fazendo com que o judaísmo se mantivesse vivo, obrigou todas as gerações a pensar, a interpretar e a escrever. Até hoje a Biblioteca Judaica continua crescendo, com mais temas, mais estilos e obviamente muito mais autores e também autoras.

Cada época com suas necessidades e seu estilo de escrita trouxeram uma grande variedade de material. Alguns mais práticos outros mais subjetivos, mas sempre respondendo ao que sua própria geração precisava e continua precisando. Porque o mundo vai mudando, as pessoas vão mudando e nosso relacionamento com nossa tradição também. E para que possa continuar viva tem que ser alimentada constantemente.

Mas, além de continuar viva e se expandindo, a Biblioteca Judaica tem uma particularidade especial. Os textos de todas as épocas são interconectados de tal maneira que um texto escrito em 2022 será entendido apenas superficialmente se não houver nenhum conhecimento dessa enorme coletividade de textos e contextos. Aqueles que têm acesso à variedade de conteúdos e formas, seguramente entenderão o conteúdo mais profundamente.

Todas essas histórias não só nos ajudam a entender de onde viemos, mas também nos dá força para poder descobrir para onde vamos, como comunidade, indivíduos e sociedade.

Pode-se dizer que precisamos de mais do que uma vida inteira dedicada aos textos judaicos para dizer-se conhecedor de tudo o que já foi escrito até hoje.  O Talmud, cada um dos midrashim, a halachá, a hagadá, a filosofia, a chassidut, a kabalá, entre outros são termos que talvez descrevam algum tipo de literatura, mas cada um desses tópicos pode ser um enorme mundo.

É com tudo isso em mente que o Midrasheando nasceu. Para contar histórias antigas para as pessoas de hoje. Para navegar nestes 3500 anos de textos judaicos, lembrando que cada texto tem um grande poder, mas que essas histórias só têm importância quando acompanhadas de significado.

Nosso propósito é, por um lado, tentar entender a situação e o contexto em que esses contos e relatos foram escritos, e que tipo de respostas buscavam. Entretanto, para que continuem sendo relevantes, esses textos precisam ser reinterpretados para os dias de hoje, trazendo um significado relevante para as nossas vidas.

Pensando neste contexto, o time do Midrasheando quer sempre responder duas perguntas importantes em cada um dos seus episódios:

- Por que essa história foi contada? Ou pelo menos o nosso palpite de por que foram contadas? e,

- Por que achamos que essa história ainda vale a pena ser contada hoje em dia?

Vamos celebrar nossa tradição através dessas histórias, trazendo esse conteúdo para a nossa realidade, tornando-o ainda mais relevante.

 Nos companham nessa viagem!!?? Comecemos nossa jornada através do tempo, dos lugares, das histórias e dos livros! Sejam bem vind@s ao Midrasheando!

www.shalom.org.br/midrasheando

Thu, 31 July 2025 6 Av 5785