Sign In Forgot Password

SHALOM EM CASA

São aulas lúdicas, com jogos, brincadeiras, artes, histórias e culinária nas casas das crianças atendidas, de 2ª a 6ª feira, nos períodos matutino e vespertino.

Um projeto único da Comunidade Shalom para crianças de 3 a 10 anos de idade, com aulas individuais ou em grupos, permitindo uma atenção especial, direcionada à realidade de cada família que oferece:

• Familiarização com os conteúdos fundamentais (festas, símbolos, historias, tradição, rituais do cotidiano, valores...)

• Vivência judaica lúdica em um ambiente familiar, permitindo que cada criança integre o aprendizado à sua rotina e ao seu espaço, apropriando-se de conteúdos e práticas de maneira mais intensa, consistente e significativa.

• Um contexto comunitário, que permite que a criança vivencie o conteúdo judaico aprendido num círculo mais amplo, de crianças e coleguinhas da mesma idade e também intergeracional. Desta meneira o judaísmo ganha um caráter vivo e relevante.

• A comodidade de não ter que sair de casa ou do seu bairro.

Levando em consideração a metodologia pedagógica sócio-construtivista, em que o conhecimento é produzido culturalmente e que necessita da interação para que se faça eficaz, os monitores não são aqueles que transmitem o conteúdo, mas mediadores entre os conhecimentos particulares e individuais de cada criança e os culturalmente já estabelecidos. Essa mediação, portanto, possibilita que os alunos formulem suas próprias perguntas, levantem hipóteses e testem suas validades. A partir de colocações em aula, os alunos criam sentido para o que estão aprendendo, por meio de vivências e exemplos e tornam-se seres capazes de argumentar e participar da vida comunitária, a fim de validar suas ideias e questionamentos.

Ainda, é importante destacar que devido à diferença etária e de desenvolvimentos individuais, as aulas são preparadas com duração e dinâmicas diferentes, ainda que os objetivos finais sejam os mesmos. Para crianças não alfabetizadas, as aulas tem duração de 45 minutos e para crianças alfabetizadas, o tempo da aula é de 1 hora. Nestes encontros, diversas atividades lúdicas são propostas, como artes, jogos, brincadeiras, movimentação, músicas, histórias e culinária, sempre com a supervisão do monitor.

A equipe do Projeto Shalom em Casa conta com 7 pessoas:

Nome

Rachel Reichhardt

Iris Friedman

Karen Ben David Murakami

Ariela Handfas

Felipe Leben

Felipe Sister

Gabriel Feuerwerker



QUANDO?

Horário a combinar, na comodidade de sua casa.

PARA QUEM?

Crianças entre 3 e 10 anos.

SHABAT IELADIM

Dentro do plano educacional, o Shabat Ieladim é um serviço religioso para as crianças da Comunidade com os monitores voluntários do projeto Shalom em Casa, que possibilita uma maior participação e interação das crianças na comunidade.

Para mais informações: rachel@shalom.org.br

Mon, 15 July 2019 12 Tammuz 5779